Você conhece esses sinais que não bebe água o suficiente?

Você conhece esses sinais que não bebe água o suficiente?

Sabia que seu corpo envia sinais que você não bebe água o suficiente?

Em tempos onde tantas atividades rotineiras tomam o nosso tempo, beber água pode ficar em segundo plano. A sensação de boca seca, a própria sede, sentir olhos e pele secos, são alguns dos sinais imediatos da falta de hidratação.

No entanto, a longo prazo, no seu dia a dia, é possível observar outros sinais de que o organismo não recebe a quantidade de água suficiente para exercer todas as suas funções vitais.

Siga até o final deste artigo e fique atento para os sinais que você não bebe água o suficiente.

Intestino preguiçoso

Evacuar no mínimo 3 vezes por semana é importante para a saúde. O consumo de água está diretamente relacionado a essa frequência.

Aliado com a ingestão de fibras e cereais integrais, o consumo regular de água faz com que fezes sejam expelidas de forma saudável. Enquanto isso, pessoas submetidas a situações extremas. como hemorragias ou vômitos, tendem a apresentar prisão de ventre, exatamente porque tais condições acabam usando toda a água disponível, deixando o organismo mais seco.

Além disso, manter o intestino limpo facilita a absorção dos nutrientes que ingerimos quando fazemos uma alimentação saudável. Uma coisa está totalmente relacionada à outra.

Infecções urinárias

Assim como o processo de evacuar, o sistema urinário também cumpre a sua parte em eliminar as impurezas do organismo e promover uma limpeza.

Assim, a falta de água no corpo humano diminui a quantidade de vezes que o indivíduo urina durante o dia. Logo, os rins deixam de receber a limpeza necessária para manter o seu bom funcionamento.

Uma das manifestações mais graves com relação ao trato urinário são as pedras nos rins, que podem causar dores extremas, por conta do pouco consumo de água.

Mau desempenho cognitivo

O cérebro humano é composto por água em 85% do seu total. Neste caso é fácil identificar que o consumo diário de água é importantíssimo para as atividades cerebrais.

Perda de memória e demora anormal no processamento das informações podem ser sinais de alerta para o cérebro sobre a falta de beber água regularmente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge constatou que idosos e crianças têm maior predisposição a terem o desempenho cognitivo afetado pela falta de água no organismo. Essas pessoas precisam beber ainda mais água, a fim de suprir as suas necessidades.

Doenças do trato respiratório

A água facilita o transporte de oxigênio pelo corpo, e por este motivo o sistema respiratório precisa de uma condição úmida para funcionar a pleno vapor. 

Beber água diariamente também auxilia na saúde dos pulmões.

Sensação de cansaço e câimbras

Em especial nas épocas de extremo calor e tempo seco, com menos chuvas, esse é um sintoma bastante comum.

O corpo tende a se sentir cansado, enquanto que os músculos ficam mais pesados causando as câimbras. Se o indivíduo estiver exposto a situações desse tipo e passar a se sentir fatigado, pode ser um sinal de que a água no corpo já não é suficiente para mantê-lo funcionando bem.

Por isso, com a chegada do verão, deve-se ingerir um pouco mais de água ao longo do dia, tanto em quantidade quanto em frequência.

Como beber água suficiente?

O consumo regular de água é um hábito que vale a pena cultivar. Os benefícios são sentidos a curto, médio e longo prazo.

A recomendação geral que ouvimos é tentar atingir a marca de beber 2 litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar

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Entre as queixas que mais recebo em meu consultório, uma delas está diretamente relacionada à sensação de cansaço e desânimo.

Por isso, gravei uma aula exclusiva sobre esse assunto. Muitos dos sintomas considerados de depressão nem sempre indicam essa condição. Considero muito importante, a todo paciente, que conheça bastante sobre a sua própria saúde para poder atuar em prol de sua melhoria.

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