Síndrome dos Ovários Policísticos: anticoncepcional é a resposta?

Síndrome dos Ovários Policísticos: anticoncepcional é a resposta?

O número de mulheres diagnosticadas diariamente com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é absurda.

Provavelmente, se você não é portadora da condição, conhece alguém que é. Talvez sua mãe, suas irmãs, parentes, amigas.

O fato é que a SOP é a desordem endócrina mais comum do mundo, causando infertilidade e afetando de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, segundo Skowronska et al (2016).

Hoje trago informações acerca desta condição que ainda é tão “mal-tratada” pela medicina tradicional.

 

Deficiência de Vitamina D

A causa exata da síndrome é desconhecida, entretanto, sabe-se que possui uma relação direta com níveis baixos da Vitamina D no organismo da mulher.

O que acontece é que a SOP está atualmente associada à obesidade e à resistência insulínica (quando a insulina não consegue cumprir seu papel no organismo e acaba sobrando no sangue).

A Vitamina D interfere na secreção de insulina, inclusive esta relação já vem sendo demonstrada através de uma série de estudos.

De acordo com Chula et al (2015), ainda não se tem conhecimento se a deficiência de Vitamina D é uma causa das alterações metabólicas da SOP ou se é uma consequência ou ainda se representa ambas!

Porém, é inegável que exista uma relação forte entre as duas coisas e que os níveis de Vitamina D devem ser monitorados e, se necessário, corrigidos.

Por muito tempo, fomos doutrinados acerca de seus muitos perigos e sobre a necessidade de se fugir dos raios solares a qualquer custo. Você precisa conhecer o outro lado da moeda. Leia “Tomar sol faz bem?”. 

 

Resistência Insulínica

Durante a puberdade, ocorre naturalmente um aumento fisiológico dos níveis de insulina no corpo feminino. Esse aumento, por sua vez, leva a uma queda dos níveis de SHBG (uma proteína que se liga à testosterona e age regulando sua quantidade).

Sem esta regulagem bem feita, sobra testosterona no organismo e os sintomas aparecem: acne (espinhas), seborreia, queda de cabelo, ciclos irregulares, entre tantos outros que são POTENCIALIZADOS por uma má alimentação repleta de fast food, enlatados e processados.

Sabe-se que as adolescentes com resistência insulínica e as acima do peso ou obesas são as que mais apresentam riscos de desenvolverem uma Síndrome dos Ovários Policísticos.

Expanda seu conhecimento acerca dos perigos da Obesidade neste post. 

 

Tratar com anticoncepcional é tratar?

A verdade é que tratar SOP com anticoncepcionais orais ou DIU Mirena (hormonal) não é tratar a causa.

Você está tratando apenas os sintomas de uma condição, sem entender de ONDE ela surge, muito menos os efeitos que o uso dessas bombas hormonais provocam em seu organismo.

Enquanto os hábitos de vida não forem reavaliados, mais e mais mulheres passarão suas vidas inteiras tendo de fazer uso de remédios de hormônios.

Existe uma falta de conhecimento generalizada sobre os problemas metabólicos causados pela SOP e que são reforçados por um problema sistêmico da medicina tradicional: a separação da saúde do sistema reprodutor feminino da saúde de outras áreas. 

Os hormônios NÃO afetam somente os órgãos reprodutores da mulher, eles possuem uma série de consequências desastrosas entre as quais cito propensão ao câncer de mama, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso.

Você pode ler mais sobre o Equilíbrio Hormonal Feminino aqui. 

 

Tenho SOP, o que fazer?

Bem, se você sofre com esta condição, assim como tantas mulheres, o caminho ideal é rever todos os seus hábitos e avaliar se estão de acordo com o tipo de saúde que você deseja para si mesma hoje e no futuro.

O caminho basicamente se resume a quatro passos:

  • Uma alimentação baixa em carboidratos, rica em boas fontes de proteínas e gorduras;
  • Aliada à prática de exercícios físicos de resistência e de alta intensidade (HIIT);
  • O gerenciamento do seu estresse, e aqui cito uma prática comprovadamente benéfica neste sentido que é a prática da Yoga e da Meditação.
  • Dependendo do seu caso individual talvez necessite também de algum tipo de suplementação de Vitamina D, Inositol, CoQ10, Cromo, Metformina, Bauhínia, Fitoterápicos, prescrita por um profissional qualificado.

Se você ainda possui dúvidas sobre suplementação de vitaminas, recomendo a leitura deste post onde explico mais sobre o assunto. 

 

Devo parar de tomar anticoncepcional?

O meu propósito não é fornecer nenhum DIAGNÓSTICO ONLINE, e nem dizer que você deva suspender o uso de anticoncepcionais hormonais sem que antes haja um ESTUDO sobre o seu caso individual, realizado por um profissional adequado.

Porém, quero que entenda que, se você possui este diagnóstico ou conhece alguém que sofra desta condição, existem duas opções:

Ou você se interessa pelo assunto, buscando informações e profissionais atualizados que compreendam sobre a Fisiologia Hormonal, sobre Nutrição Funcional e Suplementação, ou estará fadada a passar a vida em companhia dos remédios hormonais – que além de não resolverem o problema de fato, trazem tantos mais malefícios à sua saúde.

Você deve a si mesma a responsabilidade de buscar sempre o melhor para sua saúde.

Se todos nós trabalhássemos no pressuposto de que o que é aceito como verdade é realmente verdade, haveria pouca esperança de progresso.

 

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.