Tipos de gordura: trans, saturada e insaturada

Tipos de gordura: trans, saturada e insaturada

Em uma rápida passada pelos rótulos dos alimentos, é comum notar uma certa ênfase para presença ou ausência de alguns tipos de gordura.

Basta pegar um pote de manteiga que encontramos: “livre de gordura trans”. Assim, entendemos de antemão que a gordura trans não faz bem para a saúde.

Acontece que a gordura trans não é o único tipo de gordura existente. No entanto, todos nós associamos a palavra “gordura” a algo nocivo para a saúde.

Essa maneira de categorizar as gorduras é como dizer que vacas, crocodilos e pássaros advém do mesmo só por serem “animais”. É preciso categorizar os tipos de gordura assim como classificamos animais, plantas e tantos outros elementos.

Continue até o final do artigo para entender quais os tipos de gordura e quais as suas funções no organismo.

A gordura trans

Esse tipo de gordura é um dos mais famosos. Vemos pelos rótulos a descrição “livre de gordura trans” exatamente porque é muito abundante nos itens industrializados e não traz nenhum benefício à saúde.

Ao passar por um processo de hidrogenação, as gorduras vegetais transformam-se em ácido graxo trans. Assim, os alimentos industrializados são conservados por mais tempo e ficam até com melhor aparência e consistência.

No entanto, são responsáveis pelo aumento do colesterol “ruim”, do tipo LDL-c, elevando os riscos de doença cardíaca e AVC devido ao depósito do colesterol pelos vasos sanguíneos.

A gordura trans, portanto, deve ser evitada. Dar preferência aos alimentos frescos é o primeiro passo.

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são aquelas facilmente encontradas em fontes animais. Por isso, também é um tipo de gordura muito conhecido.

Está presente em alimentos como carne vermelha, leite, ovos e queijos. Também encontra-se nos alimentos industrializados. Sua ingestão diária deve ser baixa, pois quando fica em altos níveis também torna-se prejudicial ao organismo.

Como não é uma gordura essencial, pode colaborar para a formação de doenças cardiovasculares, do cérebro, problemas nas artérias, diabetes e obesidade.

Por isso, é muito importante manter uma dieta balanceada com o consumo controlado dessa gordura.

Leia também: Fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável

Gorduras monoinsaturadas

Embora não sejam gorduras essenciais, as gorduras monoinsaturadas são benéficas ao organismo. O principal representante desse tipo de gordura é o azeite de oliva. E, como sabemos que o azeite faz bem, logo associamos a saúde.

Preferencialmente, esse azeite precisa ser embalado em vidro escuro, contar com baixa acidez, ser extra-virgem e prensado a frio. É assim que as propriedades das gorduras monoinsaturadas são preservadas.

Outros exemplos de gorduras monoinsaturadas são o abacate, o amendoim, as nozes, amêndoas e castanhas. Todos esses alimentos, inseridos em uma dieta balanceada, contribuem no combate às doenças degenerativas do cérebro e com o gerenciamento do açúcar no organismo, evitando obesidade e doenças cardiovasculares.

No entanto, preciso alertar. Tudo que é excessivo faz mal, e isso aplica-se também neste caso. O consumo de gorduras monoinsaturadas devem ser parte de uma rotina com hábitos saudáveis.

Gorduras essenciais

Você sabia que existem gorduras que são essenciais à vida? Aqui, podemos falar do ômega 3 e do ômega 6. Essas gorduras de boa qualidade são encontradas na linhaça, nos peixes de águas profundas e nas castanhas.

Elas contribuem para a saúde cardiovascular e cerebral, além de favorecer o sistema imunológico, a formação dos ossos e contribuir para o metabolismo.

Para saber mais sobre as fontes de gordura boa, leia o artigo: Fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável

Eu espero que com este artigo você entenda mais sobre os tipos de gordura e seus efeitos na saúde.

Para saber mais, convido você a conhecer meu Curso Segredos Para Uma Vida Longa.

São mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e um grupo exclusivo para alunos no Facebook.

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos Para Uma Vida Longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.