Quais os benefícios da yoga à saúde?

Quais os benefícios da yoga à saúde?

Você já ouviu sobre os benefícios da yoga à saúde?

Assim como todos os outros hábitos de vida, praticar yoga traz benefícios cumulativos para o indivíduo. Quanto mais regrada for a prática, e por mais tempo, maiores as sensações de bem-estar e saúde.

É comum que quem pratica yoga regularmente relate as melhorias na respiração, flexibilidade do corpo, sono e controle do estresse.

A partir desses relatos é que a ciência avança seus estudos para verificar a fundo os efeitos da prática de yoga no organismo.

Existente há mais de 2500 anos, a yoga é uma prática composta de diferentes técnicas que envolvem: posturas, movimentos, respiração, relaxamento, concentração, auto-indagação e meditação. Ela auxilia no bem-estar físico, mental, emocional e social.

Confira a seguir alguns dos benefícios da yoga à saúde já comprovados cientificamente.

Melhora da imunidade

Um estudo analisou 109 voluntários com idade entre 20 e 60 anos que praticavam yoga regularmente. A conclusão foi de que a prática pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo o indivíduo contra doenças inflamatórias, pois altera favoravelmente os níveis de citocinas pró-inflamatórias.

O exercício foi considerado bom para a saúde, também, por aumentar a sensibilidade à insulina e proporcionar melhor controle glicêmico. Tudo isso proporciona:

  • Melhor controle da pressão arterial;
  • Prevenção da obesidade;
  • Redução do percentual de gordura corporal;
  • Diminuição de risco de doenças cardiovasculares.

Prevenção do envelhecimento

Um outro estudo observou os efeitos da prática de yoga no envelhecimento celular de pessoas aparentemente saudáveis.

O resultado mostrou que pode melhorar os biomarcadores cardinais e metabotrópicos do envelhecimento celular e longevidade, desacelerando assim, o ritmo de envelhecimento.

A prática de yoga diminuiu comprovadamente as agressões ao DNA, o que desencadeou uma proteção das suas extremidades chamadas de telômeros.

Um impacto essencial para neutralizar os altos níveis de estresse causados pelo estilo de vida levado pela maioria das pessoas.

Fortalecimento dos ossos

Uma pesquisa com 741 voluntários avaliou a eficácia de posturas específicas da prática no aumento da densidade óssea. Os participantes apresentaram melhora e aumento da densidade mineral óssea e reversão da perda óssea na coluna vertebral e no fêmur.

Assim, ao considerar que 200 milhões de pessoas sofrem com a osteoporose em todo o mundo, a pesquisa sugere que a prática da yoga é um meio seguro, eficaz, prático e barato de reverter essa condição.

Outros benefícios da yoga

Além de todos os benefícios trazidos pelos estudos, sabemos que a yoga é uma grande responsável pela melhoria da saúde em diversos aspectos.

  • Promove a flexibilidade do organismo;
  • Melhora a postura;
  • Ensina o autocontrole;
  • Reduz a ansiedade;
  • Ajuda a construir músculos fortes;
  • Eleva a frequência cardíaca;
  • Auxilia a circulação;
  • Contribui para o foco e atenção plena;
  • Auxilia a dormir melhor;
  • Aumenta a autoconsciência e o autoconhecimento.

Sem dúvidas, recomendo a prática da yoga a todos que desejam uma vida mais longa e feliz.

Assista minha aula gratuita sobre depressão e falta de energia

A depressão está se tornando epidêmica – especialmente em nosso país. Para se ter uma ideia, o Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%*, representando cerca de 322 milhões de pessoas.

Mas o Transtorno Depressivo envolve mecanismos cada vez mais abrangentes – não se trata apenas de uma patologia “mental”, mas sim fisiológica. Hormônios, alimentação, estilo de vida…todos esses fatores possuem influência no quadro.

Quer compreender melhor a correlação? Assista à minha aula 100% gratuita sobre Depressão e Falta de Energia: 

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.