Yoga para coluna: conheça os benefícios para a lombar

Yoga para coluna: conheça os benefícios para a lombar

Se você nunca ouviu falar sobre os benefícios da yoga para coluna, em especial a região lombar, precisa conhecer. Continue a leitura deste artigo e entenda como a prática de yoga pode melhorar a sua saúde.

Em 2016, estudos conduzidos pelo Boston Medical Center, de Massachussets, nos Estados Unidos, referência em medicina integrativa, comprovam que os benefícios da yoga para a lombar são tão eficientes quanto sessões de fisioterapia.

Os profissionais responsáveis pela pesquisa já sabiam da eficiência da yoga e da fisioterapia para tratar a dor lombar crônica, que é a queixa álgica mais comum dos Estados Unidos. No entanto, foi a primeira vez que as duas terapias foram comparadas no combate às dores.

Entenda um pouco mais sobre por que os benefícios da yoga para coluna podem mudar a maneira de tratar essas dores.

A dor na lombar

A lombar corresponde à área inferior das costas e é o local que mais comumente as pessoas sentem dores. Ela costuma incomodar principalmente após um longo dia de trabalho. Em casos menos graves, pode ser aliviada com massagens, bolsas d’água quentes, relaxamento e repouso.

Não é apenas nos Estados Unidos que o problema aflige muita gente. No Brasil, é a principal queixa de dor dos idosos acima de 60 anos e estima-se que 80% da população já teve ou vai ter dor nas costas um dia.

Quando a dor continua sem parar, é comum procurar ajuda médica para a prescrição de um tratamento com remédios e, às vezes, com fisioterapia. O problema é que, após gastar muito tempo e dinheiro com a medicação e com as sessões fisioterápicas prescritas, é provável que a dor volte.

Por isso, recomendo que você procure conhecer os benefícios da yoga para coluna, pois vai beneficiar a sua saúde como um todo, enquanto outros tratamentos podem ocasionar em efeitos colaterais indesejados.

Leia também: As 5 dicas para a longevidade: vivendo mais (e melhor)

Yoga para coluna lombar

Para realizar o estudo na clínica norte-americana, os pesquisadores recrutaram 320 pacientes adultos de centros comunitários da área de Boston que se queixavam da dor crônica na lombar. O perfil sócio-econômico dos pacientes era baixa renda, com nível escolar básico e predominantemente não-brancos.

Todos apresentavam dor lombar com pontuação de 7 em 10 na escala de dor, sendo que três quartos deles faziam uso de analgésicos e 20% deles de opioides. Além disso, eram considerados incapacitados devido às dores.

Esses pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos: ioga, fisioterapia ou educação. As aulas de ioga respeitavam as limitações dos pacientes, a maioria deles novos na prática e com limitações nos movimentos. Após as aulas semanais de 75 minutos, cada participante recebeu uma esteira e um DVD para praticar posições simples em casa.

Para os pesquisadores, a yoga para coluna e dores na região lombar se mostrou eficaz pois funciona tão bem quanto a terapia mais recomendada – que é a fisioterapia – e por oferecer melhor benefício de custo-efetividade.

Como viver sem dores?

Espero que meu post tenha ajudado você a entender que a yoga para coluna oferece ótimos resultados, não apenas para a dor na lombar, como para todo o seu corpo. Essa prática, mais que aliviar dores corporais, ajuda a diminuir o estresse, controla a pressão sanguínea, promove o condicionamento físico, melhora o sono, entre outras vantagens. Se você nunca teve dor nas costas, é uma boa maneira de prevenir.

Tudo que ensino em meu blog sobre hábitos e dicas é o que utilizo em minha vida pessoal e recomendo aos meus pacientes, familiares e amigos.

Portanto, se você deseja:

Evitar as dores na coluna lombar;
Curar suas dores sem fazer uso de remédios que mais intoxicam que curam;
Mudar hábitos que prejudicam a sua saúde;
Acordar todos os dias com energia e disposição;
Manter a sua libido em todas as idades.

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA
Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.